"O Poder Político é Precisamente a Expressão Oficial do Antagonismo de Classes da Sociedade Civil"

Karl Marx

quarta-feira, 24 de março de 2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS: O Pacto do Padre com o DEMO


EM NOME DOS MEUS PAIS, DOS MEUS FILHOS E DO ESPÍRITO SANTO

Por Zildo Poswar

BURITIZEIRO-MG: O Pacto do Padre com o DEMO

Quem se ateve aos acontecimentos políticos dos últimos sete dias no Município de Buritizeiro-MG, deve estar estupefato: Mas afinal, que diabos aconteceu de segunda-feira para cá em Buritizeiro-MG?

Para usar uma frase muita legal, sempre contada e recontada por amigos de longa data, frase esta repetida pela Avó de um deles, que aconselhando os seus netos, sempre dizia: "ESCUTE SÓ, MENINOS: PRA FAZER O MALFEITO, TEM QUE FAZER MUITO BEM FEITO"...

Eu acrescento a isso: "PRA FAZER O MALFEITO, TEM QUE FAZER MUITO BEM FEITO.... MAS MESMO ASSIM CONTINUARÁ SENDO MALFEITO..."

Quem acompanhou a entrevista de ANDERSON BRAGA no Programa Pauta Livre, do Emerson Santos, na Rádio Tribuna FM de Buritizeiro, nesta quarta-feira, 24/03/2010, deve também não ter entendido nada. Afinal, ao afirmar no ar que "Caso quisesse, já teria ordenado aos seus Vereadores que CASSASSE o Mandato do Padre..", o que realmente quis dizer o Candidato a Prefeito do DEMO, derrotado nas últimas eleições municipais de 2008 em Buritizeiro-MG...???.

Afinal, senhores Vereadores de Buritizeiro, vocês são Vereadores do povo e do município de Buritizeiro, ou seus mandatos pertencem a um particular, no caso ANDERSON BRAGA??? Quem é ANDERSON BRAGA para "ORDENAR CASSAR MANDATOS"...?? Quais poderes legais ele tem para isso...? Qual MANDATO ou COMPETÊNCIA LEGAL esse sujeito possui (além do nojento dinheiro nas mãos)....? Seria ele mais poderoso que um Promotor ou um Juiz....?

Não, senhoras e senhores...Ele quis dizer o que disse:

Que para ele NÃO INTERESSA MAIS QUE O MANDATO DO PREFEITO PADRE SALVADOR SEJA CASSADO, POIS AGORA FAZEM PARTE DA MESMA PANELA.

Afinal de contas, A PARTIR DE UM ACORDO ENTRE AS PARTES, o Prefeito de Buritizeiro fez um Pacto com o DEMO (Democratas), e começou entregando-lhe a Direção do SAAE-Buritizeiro, ao destituir a Direção anterior e nomear para o cargo uma pessoa que ninguém antes havia ouvido falar em Buritizeiro, porém a partir de um acordo pessoal envolvendo o grupo político do Prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, e o seu irmão, Anderson Braga, para "emplacar" um apadrinhado do Deputado Federal CARLOS WILLIAM (PTC-MG), - que é o Deputado Federal para quem ANDERSON e WARMILLON irão trabalhar na região,- na Direção Geral do SAAE-Buritizeiro, sem discutir, ou melhor, sequer comunicar,(ele, Padre Salvador), em nenhum momento, às bases políticas que o elegeram.

Bem...Mas o raciocínio que vou desenvolver vai em outro sentido, e quero fazer esse registro a partir de uma cronologia dos fatos:

1)Recém filiado ao PT de Buritizeiro, o atual Prefeito PADRE SALVADOR elegeu-se, com o apoio e o trabalho incansável da companheirada do PT local e regional, a partir de uma proposta e plano de governo dentro de parâmetros populares e coletivos pelos quais deve realmente se pautar uma verdadeira Administração Petista;

2) Ainda no mês de Outubro de 2008, a partir de uma solicitação pessoal minha, reunimos-nos na residência do "seu" Geraldo Peixoto, em frente à casa da minha mãe, para colocar à disposição da gestão do Padre, toda uma estrutura para o processo de transição, com pessoas tarimbadas e experientes do PT-MG e PT-Nacional, a partir da realização de seminários e treinamentos prévios com os atores da política local, envolvendo todos os partidos que compunham, naquele momento, a aliança vencedora das eleições municipais (PT, PSB, PHS) e até mesmo outras pessoas de reconhecida idoneidade e capacidade da comunidade local e micro-regional.
Pasmem..O Padre não compareceu, e mandou informar que havia viajado para Belo Horizonte...

3) A partir desse momento, ainda em outubro de 2008, começou a descolar-se dos compromissos de campanha, enchendo-se de vaidades...

4)Não por poucas vezes, a partir de iniciativas pessoais, estive eu mesmo na Prefeitura de Buritizeiro, algumas vezes com o próprio Prefeito, outras com a companheirada do PT Buritizeiro, do PT-MG e do PT-Nacional, para sempre colocar a estrutura partidária e apartidária, incluindo profissionais de ilibada capacidade moral e profissional, a favor de uma gestão digna e transparente, que é o que merece realmente toda a comunidade urbana e rural de Buritizeiro.

5) Mesmo antes do fim do primeiro ano de governo, Padre Salvador já enfrentava os primeiros problemas de relacionamento político com a sua base, a partir do rompimento político com EDNA, a sua Vice, pessoa com fortes princípios éticos. Em seguida, as primeiras denúncias envolvendo casos de IMPROBIDADE e FRAUDES em seu Governo tornaram-se alvo de vários processos e CPIs;

6) Após a inauguração da Usina de Biodiesel da PETROBRAS em Montes Claros, com a presença do Presidente Lula, mais uma vez, na semana seguinte, estive na residência do Padre Salvador para sugerir a ele que se precavesse, até mesmo em nome do Partido, de envolvimentos dos quais pudesse vir a se arrepender profundamente no futuro. Mais uma vez, fingiu que ouviu e continuou na sua sina individualista e traiçoeira.

5) Trabalhamos intensamente, junto com os nossos Deputados, na vinda do Presidente Lula ao município de Buritizeiro, já não mais em nome do Padre, mas em nome da coletividade e comunidades locais, colocando a cidade sob os holofotes da mídia nacional e internacional. Tivemos muito trabalho naqueles dias para conter, já alí, a ira da comunidade para com o Padre Prefeito. Mesmo assim, no evento, o sinal do fim já se anunciava, pelas vaias às palavras do Prefeito Padre.

6) Quero registrar, finalmente, que nunca, mas NUNCA MESMO, ninguém ouviu desta minha boca NENHUM pedido pessoal sequer à Administração do Padre Salvador, mas tão-somente reinvidicações visando a reorganização, principalmente, das associações e cooperativas locais. Desde a campanha, e principalmente no período de transição e no início de sua gestão, sabedor das enormes dificuldades financeiras e organizacionais a serem enfrentadas no início da Gestão, SEMPRE me coloquei à disposição do município para, DE FORMA VOLUNTÁRIA, auxiliar no que necessário fosse, a partir das minhas áreas de conhecimento, tanto em questões ligadas à ADMINISTRÃÇÃO PÚBLICA, quanto às questões ligadas à GESTÃO DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. (Dr. Márcio Patrus é testemunha viva disso que estou dizendo)

7) Quero registrar ainda que, apesar de não ser filiado ao PT de Buritizeiro, tenho pelos companheiros daqui profunda admiração e respeito, ao ponto de, anteriormente a tornar público essa minha posição, de ROMPIMENTO POLÍTICO com esse verdadeiro DESGOVERNO em que tornou-se a gestão do Prefeito de Buritizeiro, cuja posição, repito, é AINDA de cunho pessoal, não partidário, haver comunicado, FORMALMENTE, pela ordem: 1) Ao sr. HUGO PIRES (ex-presidente do PT-Buritizeiro, e meu amigo pessoal); 2) Ao Sr. WILIAN LARANJEIRA (Atual presidente do PT-Buritizeiro); Ao Deputado Federal REGINALDO LOPES (Atual Presidente do PT-MG); ao Deputado Federal LEONARDO MONTEIRO (PT-MG); Ao Companheiro RENÉ VILELA (PT-MG)

Mas, antes de terminar, quero dizer somente mais uma coisa a você, ANDERSON BRAGA...

Se para você, POR QUESTÕES ÓBVIAS, não interessa mais a Cassação do Prefeito Padre Salvador, para mim, isso mesmo, para mim (e creio que para todos nós que ajudamos a elegê-lo Prefeito pelos meios legais, que é uma Eleição limpa e democrática), minimamente, a EXPULSÃO do Padre Salvador do PT, por INFIDELIDADE PARTIDÁRIA, e, caso legalmente comprovado, a Cassação do respectivo mandato de Prefeito, a partir dos processos já em andamento e outros que poderão surgir, parece se tornar uma QUESTÃO DE HONRA...E APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO...

À companheira EDNA SALGADO, Vice-Prefeita (PSB), os nossos mais sinceros agradecimentos pela postura digna e decidida até o presente momento.

Afinal, não foi à tôa que eu disse ao LUIZINHO, na segunda-feira pela manhã: "LUIZ, meu velho amigo, sou obrigado finalmente a reconhecer: Depois da decepção do Padre, você agora, para mim, é um verdadeiro Santo....rsrsrs"

E ao atual Prefeito, uma singela mensagem:

Vá com Deus, Padre Salvador..
ou melhor...Vá com o DEMO...CRATAS...


ZILDO POSWAR DE ARAÚJO

9 comentários:

Carolina disse...

"Política é como o show business: você tem uma ESTREIA FANTÁSTICA, DESLIZA por algum tempo e acaba num INFERNO." (RONALD REAGAN)

"Livrai-nos de todo o mal, Amém!"

Anônimo disse...

É simplesmente vergonhoso...
E olha o que a política desonesta faz:
Rouba o que há de melhor no indivíduo: a dignidade!!!!

Anônimo disse...

Anda acredito que essas pessoas algum dia venham a se arrepender por isso. Se não for aqui, com certeza vai ser em um outro lugar!

Anônimo disse...

Esse prefeito ja deveria ter pedido pra sair e sumido!
O povo está insatisfeito, revoltado com sua péssima administração.
Escandaliza a sociedade e confirma tudo de ruim que a midia nacional tem dito de muitos padres.
Sem falar das ligações sujas com politicos que nada querem com o municipio, exceto o voto e limpar os cofres da prefeitura e sua autarquia.

Lideres locais apareçam. Vereadores, mostrem que são representantes do povo e não do Warmillon e seu irmão Anderson que só querem a riqueza do municipio para ficarem ainda mais ricos!!!
VERGONHA NA CARA BURITIZEIRO!!!!!

EMERSON SANTOS disse...

É, É REALMENTE MUITO DIFICIL TENTAR ENTENDER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
DO (PADRE) PREFEITO SALVADOR (SALVADOR?).
SABER QUE O PT SE TORNOU UMA DAS LEGENDAS PARTIDARIAS MAIS RESPEITADAS NA FEDERAÇÃO, E TER MANCHADA A SUA BANDEIRA POR UMA GESTÃO TÃO HORRIVEL COMO A O PREFEITO SALVADOR DOI NA ALMA, DAQUELES QUE ACREDITARAM, QUE APOIARAM, QUE SONHARAM, QUE VOTARAM.
A FALTA DE PERSPECTIVA É NULA, A VONTADE DELE PARA COM O MUNICIPIO É NULA.
ESSA É UM GESTÃO QUE DEVE SER ESQUECIDA.

EMERSON SANTOS

Anônimo disse...

É uma pena que uma autarquia como o SAAE seja negociada como se fora um bem particular.
É triste ver o nosso município sendo destroçado pela ganância e pelo despreparo do executivo e também do legislativo. Estes dão lugar para o oportunismo de pessoas que querem ver "o circo pegar fogo" para, em 2012 virem como um outro "Salvador".

Filipe Rocha disse...

É vergonhosa a maneira que o atual prefeito está tratando a população. Estou morando longe, sempre acompanho os acontecimentos, vejo tudo de forma lamentável.
A minha maior dor, é não ver uma postura por parte da população. Gostaria muito da mobilização social. O povo que colocou ele, também consiga tira-lo.
Minha esperança é que ainda esse ano ele saia da prefeitura.

Vamos esperar os próximos capítulos.

Selma Freitas disse...

OLHA O ANÔNIMO AI GENTE!!!
Como você gosta de falar.
É simplesmente vergonhoso...
Escandaliza a:
sua covardia.

francois becheleni disse...

Ate quando senhores vereadores vcs vao deixar esse forasteiro fazer o q bem quer e q bem entender dentro do nosso municipio.isso e um descasso da parte de vcs.olha nois vivemos numa democracia.chega de coronelismo.ele nao pensa em buritizeiro.so pensa em si propio.em pisar nos mais fracos e humilhar os pobres.

TV NBR, AO VIVO

14/10/2009: Lula em Buritizeiro

BURITIZEIRO-MG: O Município do ECOTURISMO e da PRESERVAÇÃO AMBIENTAL....

Paula Fernandes no JÔ: 22/04/2011

Da Servidão Moderna

09 de Setembro: DIA DO ADMINISTRADOR